Com certeza você já passou pela péssima experiência de abrir o guarda-roupas e não ter a menor ideia do que vestir.

Enquanto muitas pessoas acham que isso ocorre por não terem roupas suficientes, não é bem este o caso. O que costuma acontecer, na verdade, é que temos tantas roupas — sendo que poucas combinam entre si — que acabamos não sabendo como se vestir.

Para solucionar este problema, além de estar de acordo com as tendências de moda sustentável que têm ganhado força nos últimos anos, o conceito de armário cápsula surgiu. Basicamente, ele consiste em reduzir a quantidade de peças no guarda-roupas, para que não seja preciso ficar em dúvidas sobre roupas antes de sair de casa.

Neste texto, a Brohood fala um pouco mais a respeito deste conceito. Além de explicar com mais detalhes o que é o armário cápsula, também vamos listar as vantagens de aderir ao modelo e mostrar como você também pode montar o seu!

Continue a leitura e entenda!

O que é armário cápsula?

O conceito de armário cápsula afirma que, ao invés de termos enormes quantidades de peças de roupas, o ideal seria reduzir este número — ficando apenas com algumas dezenas de peças básicas e atemporais que combinam entre si.

Assim, é possível fazer diversas combinações sem que haja a necessidade de se ter muitas roupas. Tudo isso ao mesmo tempo em que se economiza dinheiro e faz parte de esforços sustentáveis para o mundo da moda.

Quem criou esta ideia foi Susie Faux, uma empresária inglesa dona da boutique Wardrobe, em meados da década de 1970. No entanto, foi apenas depois de 1985 que ela realmente começou a ganhar força, após a estilista Donna Karan lançar uma coleção de apenas sete peças que se complementavam, trazendo o conceito à vida.

Quais são suas vantagens?

A primeira vantagem do armário cápsula é a que já citamos algumas vezes ao longo deste texto: tendo menos peças — e assegurando-se de que todas podem ser combinadas entre si —, fica muito mais fácil montar looks. Você deixa de perder tempo desnecessário e está sempre pronto para sair com todo o estilo que precisa.

Outro benefício é a economia de espaço. Sempre que vemos exemplos de armários cápsula, é comum observar araras e outros tipos de guarda-roupas reduzidos, fazendo com que o espaço do quarto seja melhor aproveitado.

Por fim, ainda há a questão da economia. Ao manter seu armário com as mesmas roupas por um tempo, você não estará gastando constantemente para comprar novas peças, tendo a garantia de que o que você tem em casa já é suficiente.

CUPOM DE DESCONTO

Use CLIENTE BRO e ganhe 20% de desconto em todo site 

Na hora de montar um armário cápsula, recomenda-se que ele seja mantido com as mesmas roupas por um período de 3 meses — de acordo com as estações do ano. Afinal, as condições climáticas e outros fatores das estações fazem com que determinados tipos de roupas sejam mais adequadas.

Uma dica importante para montar este tipo de armário é evitar as compras por impulso, que todos nós já fizemos pelo menos uma vez. Se for comprar uma peça nova, tenha a certeza de que ela pode ser encaixada em praticamente qualquer look do seu guarda-roupa.

Por fim, o ponto essencial para montar um armário cápsula é saber quantas peças utilizar. Na maioria dos casos, o número pode variar entre 15, 30, 45 e 50 peças — incluindo acessórios.

E você, já tinha ouvido falar em armário cápsula? O que achou das informações que trouxemos? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo conteúdo, siga a Brohood no Instagram!